Thursday, May 12, 2005

Vygotsky

Para Vygotsky as duas funções básicas da linguagem são a de comunicação e a de generalização, duas características evoluídas do ente humano. No entanto, se quisermos resguardar o viés crítico da obra de Vygotsky, um bom caminho seria o de focarmos a atenção na problemática passagem do momento pré-verbal e pré-intelectual para o momento racional da linguagem e do pensamento. O momento sensorial do pensamento e da linguagem, enquanto momento pré-conceitual da história da espécie e do indivíduo humano, é um momento perdido? O que a comunicação difusa comunica ou não comunica para a chamada comunicação racional na sociedade da mercadoria? Onde o desenvolvimento da sensibilidade de nossa espécie? Se continuarmos aceitando a idéia de que o difuso e confuso é o mais pobre e menos racional, não será fácil superarmos a idéia de uma pedagogia submissa à ordem repressiva imposta ao mundo da vida. Reencontrar o problema da relação linguagem/pensamento significa adotarmos a via da aporia e não a da conciliação, que é acompanhada de um certo tom desenvolvimentista na obra de Vygotsky, como se nota nessa passagem: "A zona de desenvolvimento potencial define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão presentemente em estado embrionário".

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