Wednesday, June 30, 2004

Analfabetismo filosófico

Tinha a seguinte hipótese: será que alunos do curso de administração sabem a diferença entre ser e dever ser? Perguntei-lhes então: o que é uma empresa? Eis os termos e expressões mais usados nas respostas:

Local / Atividade / Competência / Habilidade / Conhecimento / Posição hierárquica / Remuneração / Status / Concorrência / Mercadorias / Serviços / Organização / Cliente / Recursos (materiais, financeiros, humanos) / Evolução / Lucro / Sistema / Desrespeito / Deslealdade / Mercado / Especialização / Reunião de pessoas / Objetivo / Eficácia / Patrões e empregados / Injustiça / Instituição / Função / Negócio / Desenvolvimento profissional / Redução de custos / Redução de funcionários / Automatização / Produção / Acidentes de trabalho / Imagem / Compra e venda / Sociedade / Comunidade / Má fé / Normas e procedimentos / Pressão psicológica / Manipulação / Desinteresse e conflitos internos / Missão / Cargo / Expectativa / Sucesso / Fornecedor e consumidor / Respeito aos direitos humanos.

Em seguida, lancei-lhes a segunda pergunta: o que deve ser uma empresa? Eis os termos e expressões mais recorrentes:

Organização / Instituição / Bons serviços e bens à sociedade / Recursos financeiros / Oportunidade de trabalho / Não deve se preocupar apenas com o lucro / Satisfação plena dos clientes internos e externos / Solidificação de uma sociedade mais justa e progressista, afin de obter os lucros esperados / Boa imagem / Aperfeiçoamento / Informação / Diferencial competitivo / Observar as tendências do mercado financeiro / Preocupação com os clientes / Cooperativas / Entusiasmo / Autogestão / Produtividade / Relacionar-se bem para obter lucros / Despertar respeito e confiança para manter-se no mercado / Grupo de pessoas em busca de um objetivo / Conhecimentos e habilidades para o bom funcionamento / Dinâmica / Visar o lucro sem deixar de lado o social / Ambiente de satisfação em função da melhoria da produtividade / Lealdade / Seguir os modelos de empresas que obtêm sucesso / Contribuição clara para as pessoas / União / Inovação permanente para obter sucesso / Procurar o objetivo sem prejudicar o concorrente / Trabalhar de forma honesta / Não exploração dos funcionários / Boas condições de salários e trabalho / Cliente em primeiro lugar / Estar dentro do mercado / Modernização / Fazer dos funcionários, parceiros; dos seus produtos, os melhores; dos seus clientes, fiéis e satisfeitos / Adaptação do homem mais à função do que às promoções, carreirismos e reconhecimento público.

Vê-se que o homo economicus não sabe a diferença entre ser e dever-ser, ele sofre do mais grave de todos os tipos de analfabetismo: confunde realidade com liberdade.

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