Friday, June 25, 2004

Por que quero conhecer? ( I )

Fiz esta pergunta aos calouros de uma universidade, bem no início do ano letivo , e obtive as seguintes respostas:

O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tomar de mim. /
Atingir o desconhecido. / Gosto de descobrir e aprofundar tudo que estiver ao meu alcance. / Somente o conhecimento torna o ser humano crítico. / O conhecimento traz o engrandecimento e a liberdade. / Porque estou viva. Quero conhecer tudo o que a vida pode me oferecer pra não ficar perdida no tempo. / Para realizar ações e arcar com suas conseqüências. / Para me relacionar com tudo e com todos sem me sentir ultrapassada ou vazia. / Quero ser alguém importante e ser admirada pelos meus familiares e pelas pessoas ilustres. / Aguça-me ir além do horizonte, é mágico, inovador, criativo : a gente pode transformar sucata em coisa útil. / Para entender quem sou, porque estou aqui, para me sentir melhor, não ser apenas mais um. / Para não se acomodar ao meio, aprendendo com a experiência de outros seres que habitam o mundo. / Para dividir aquilo que passei a saber com outras pessoas. / Porque sou ser humano. / Para concretizar algo que eu queira. / Para não escrever, falar ou agir sem o mínimo de coerência. / Porque odeio monotonia. / Só o conhecimento é capaz de nos distinguir uns dos outros. Os melhores se destacam, brilham, viram referência para muitos, pois possuem um diferencial, o conhecimento. / Sem o conhecimento não se faz nada. / Para me atualizar, ficar por dentro dos assuntos. / Para entender as pessoas, as dificuldades do dia-a-dia, as tristezas, as felicidades. / Porque a escuridão é medonha e traz angústia. E porque eu gostaria muito de responder essas questões com facilidade. / Existir é conhecer. / Explorar as dúvidas. / Porque é lindo e gratificante o processo de descobrir coisas novas. / Talvez por vaidade ou por pura contemplação do saber. / O saber remete ao poder. / O conhecimento é um vício. / No mundo atual quanto mais conhecimento melhor. / Existe a necessidade do desconhecido. / Tenho que ser diferente. / Preenche um vazio que sei que nunca vai acabar. / Conhecer parece trazer bem estar pra mente e para o espírito. / Para mudar meu futuro, não ficar presa nas algemas do presente. / Quero conhecer o sentido da vida, do mundo e do meu eu. / Só utilizamos cinco por cento de nossa capacidade mental. / Para me satisfazer e para me adequar a alguma coisa. / Para conseguir viver melhor no mundo globalizado. / Quero contribuir com a humanidade, para não me enganar a respeito de mim mesma. / Para atingir sucesso emocional e profissional, o ponto mais alto da vida de um ser humano. / Quero conhecer e entender o mundo em que vivo. Poder analisar e assim formar meus conceitos sobre as coisas. / Sem o conhecimento não sou nada, não quero ficar no escuro. / Tudo é feito para ser conhecido, senão a coisa não existiria. / Para ser capaz de construir e progredir. / Para obter novas realizações na vida, viver novas situações. / Para ter opinião e atitude próprias. / Para entender quem sou, porque estou aqui, para me sentir melhor, não ser apenas mais um. / Viver nas costas dos outros não é vida. / Para viver e compreender o mundo de hoje. / Para aprimorar e sustentar meu intelecto. / Gosto do novo e do obscuro. / Quero alcançar o infinito. / Para chegar à ilusão de que conheço muito e ter a certeza de que muito ainda tenho a conhecer. / Para acrescentar algo, não ser mais um na multidão.

Vê-se que a utopia da razão, fundada na relação socrática entre conhecimento e virtude, está viva na mente dos jovens, embora alguns resignados insistam em declarar a morte do pensamento, junto com a morte da universidade pública e democrática.



0 Comments:

Post a Comment

<< Home