Tuesday, October 04, 2011

Ajudância de ordens

Esse cargo, do Brasil monárquico, ainda existe na estrutura da Presidência da República e no espírito do corpo funcional de toda a Esplanada dos Ministérios, em pleno século XXI. A sobrevivência das ruínas do ancien régime nas democracias modernas não é acaso histórico, apenas revela o inconsciente coletivo dos grupos que se alternam no poder estatal, sejam de direita ou de esquerda, todos profundamente amantes de tudo que lembra servilismo. Ao se portar como se houvesse um Brasil republicano, nossos cientistas políticos e historiadores ainda não superaram sua capacidade de mentir: a palavra ciência em suas bocas não passa de um modo camuflado de designar certa técnica de arrumar camas e trocar lençóis nas alcovas reais.

2 Comments:

At 10:44 AM, Anonymous Érico Pontes Régis said...

Apenas na ultima eleição procurei ser mais participativo no sentido de analisar friamente as visões e propostas dos candidatos, como também ser atuante na mobilização em prol da proposta escolhida. Antes era acomodado e apenas votava no candidato que me mantivesse na zona de conforto. Agora posso identificar as peculiaridades das forças políticas e as estratégias para vencer o jogo. O jogo político da forma como está, mantém os eleitores como peças de manobra, posicionadas segundo os interesses dos jogadores, cabendo jogadas confusas e blefes que dão uma falsa impressão da capacidade de avançar do jogador. No entanto o eleitor consciente, escaldado e indignado, assume também o papel de jogador. Como no futebol, onde as pedras do jogo são vivas e a qualidade individual, a colaboração e o entrosamento necessários para se alcançar o objetivo comum; essa nova forma de pensar e realizar política almeja que todos sejam participantes dos resultados conquistados pelos esforços mútuos que proporcionaram a finalização adequada de uma jogada. Também são muito claros, função, posição e especialidade de cada um, de modo que uma invasão na responsabilidade de outro é inadmissível. E também se tem limites e regras muito claras, que proporcionam a liberdade necessária para que se obtenha desempenho máximo de cada um. Nesse modelo todos são vencedores. Os perdedores serão aqueles que se negam a contribuir para a realização do sonho esperado por todos.

 
At 3:50 PM, Blogger fauaz said...

isso é uma humilhaçao sao tratados como cachorro obedecem a força como no adestramento isso é um castigo dos muitos que ainda esperam para os militaresé como oestados unidos tivessem uma embaixada na russia um regime nao se faz da noite para o diaele tem seu iniciomeio e fim e o dos militares esta proximo e chegou a esse ponto de nao defender sua origem e ser um escravono-a maneira de se aproximare um militar que se preze nao obedece a ordens de civis ele tem sua conduta prestada em juramento entao considera-se para verdadeiros militares como deserçao e é uma forma de espionagem

 

Post a Comment

<< Home